Renan apresenta nesta quinta plano de trabalho da CRE

Da Agência Senado | 15/03/2023, 13h36

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentará nesta quinta-feira (16) o plano de trabalho do colegiado para os anos de 2023 e 2024, referentes ao seu mandato. O senador assumiu o posto em 8 de março e disse que sua gestão será pautada pelo esforço de reposicionar a atuação diplomática brasileira no mundo.

— A CRE é uma comissão importante, que terá como propósito fundamental, enquanto estivermos à frente, a reconstrução, o resgate, a restauração do papel que o Brasil sempre exerceu nas relações internacionais, fazendo com que o país volte a ser exemplo de multilateralidade, soberania, independência, liberdade e de defesa da democracia. Esse é o grande desafio que o Brasil tem nos próximos anos — afirmou.

Cabe à CRE sabatinar e aprovar os nomes indicados para representações brasileiras no exterior, além de analisar acordos internacionais assinados pelo Brasil e projetos relativos à defesa nacional, entre outras missões. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou diversas nomeações para cargos no exterior feitas ainda na gestão de Jair Bolsonaro. Todos os novos indicados terão que passar por sabatinas no colegiado. A comissão também deve eleger na quinta-feira o vice-presidente para os próximos dois anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)