Izalci Lucas: É preciso padronizar as informações no SUS

Da Agência Senado | 15/03/2023, 17h13

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu nesta quarta-feira (15) diversos projetos dele que estão em análise no Congresso Nacional. Em pronunciamento, destacou o que prevê a padronização das informações no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da proposta, de acordo com o senador, é garantir o compartilhamento dos dados do setor pelos municípios, estados e união, barateando a gestão e agilizando o atendimento dos usuários (PL 2154/2021).

— Aqui no Distrito Federal, que é a capital da República, você não tem informação nem de estoque de medicamento. Não tem controle. Você vai em vários hospitais e nenhum deles sabe informar o que o outro hospital tem ou está fazendo. Então, muitas vezes o paciente fica rodando a cidade toda, buscando uma coisa que deveria estar no sistema. E temos que respeitar o paciente, o contribuinte. Ora, se eu quero marcar uma consulta, eu não precisaria enfrentar ônibus, ir ao hospital, entrar numa fila e marcar para não sei quando. Bastaria usar os aplicativos — argumentou.

Turismo

Izalci falou também a favor da integração do turismo cívico no projeto pedagógico das escolas. Em sua opinião, essa medida vai estimular o turismo nos diversos municípios do país. Ao concluir, afirmou que é preciso incentivar as pequenas e médias empresas a investirem em inovação tecnológica, por meio da sua inclusão no sistema de tributação pelo lucro real.

— Então, a gente tem esse projeto tramitando há algum tempo. Cada governo que entra concorda, mas na hora de votar, a gente tem dificuldade. E tem mais: se essas empresas que têm esse benefício do lucro real derem prejuízo no ano seguinte, não poderão continuar participando desse projeto. Porque inovação é um processo, não dá para você ter num ano e no outro não ter. Tem de ter regularidade e recursos — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Izalci Lucas