Styvenson critica governo estadual por ataque de facção criminosa no RN

Da Agência Senado | 14/03/2023, 18h13

Em pronunciamento nesta terça-feira (14), o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) criticou a segurança pública do Rio Grande do Norte, que classificou como “precária e aterrorizante”. O parlamentar citou o episódio ocorrido nesta madrugada, durante o qual 17 municípios potiguares foram atacados por grupos criminosos. Segundo ele, uma facção já havia divulgado texto no qual ameaçava o estado, seu aparato de segurança e a população. Para o senador, o ocorrido mostra a “incompetência e fraqueza” do governo estadual. 

 — Até agora ainda queimam pelas ruas os ônibus, os caminhões de transporte de lixo. As pessoas estão sem ter como voltar para casa. O comércio está fechando. Essa é a situação atual, agora, do Estado do Rio Grande do Norte. Infelizmente, é humilhante para mim, que venho das forças de segurança pública, ver um estado inerte, ter que se ajoelhar perante a criminalidade e dizer que está agindo. Age, mas não contém, age, mas não se antecipa, mesmo com anúncio prévio, mesmo os criminosos tendo anunciado que iam, sim, causar o caos.

Para o senador, o maior prejuízo foi moral, pois o ataque deixou claro que o Rio Grande do Norte está "de joelhos” para a criminalidade, e mesmo assim não toma providências. Styvenson disse ter solicitado apoio ao Ministério da Justiça, além participar de reunião com o secretário de segurança estadual e a governadora, que, segundo ele, demorou a admitir que precisa de reforço federal. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)