Plínio Valério critica apresentação de paraquedista em programa de TV

Da Agência Senado | 14/03/2023, 17h28

Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (14), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) voltou a criticar o que classificou como “espetáculo esfuziante”, a veiculação em programa de TV de paraquedista jogando sementes sobre a Floresta Amazônica, neste sábado (11). Para o parlamentar, a atitude não contribui de fato para o reflorestamento da região, já que, segundo ele, a área escolhida praticamente não é atingida pelo desmatamento e acrescentou que o Amazonas atualmente preserva 97% de sua floresta.

Não seria melhor investir esse dinheiro gasto, esse patrocínio, para ajudar aquele que verdadeiramente guarda a Amazônia? O guardião da Amazônia é o caboclo, é o índio, é o pequeno agricultor. Esse que é o guardião da Amazônia, e não esses hipócritas, que sempre estão arrecadando dinheiro, tirando fotografias e explorando a imagem da Amazônia — lamentou.

Ele alertou que, dentro de algum tempo, “os espertalhões que montaram todo esse espetáculo vão exibir fotos da floresta” vistas nas filmagens e "vão se vangloriar dos efeitos sensacionais" da operação, com a recuperação da área degradada.

— O que interessa aos autores desse feito é o circo, é fazer com que as imagens dos caixões de sementes sendo abertos a 14 mil pés percorram o mundo inteiro, é alcançar os ambientalistas. Afinal, a lógica se resume a uma só: quando se jogam sementes é porque a área está desmatada, só que convence quem já está disposto a acreditar nisso — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)