Paim presta homenagem ao ex-senador Abdias Nascimento

Da Agência Senado | 14/03/2023, 16h02

Ao destacar a comemoração ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado dia 21 de março, o senador Paulo Paim (PT-RS) homenageou o ex-senador Abdias Nascimento (1914-2011), que dedicou sua vida à luta contra o racismo e pelos direitos dos negros do Brasil. Paim, em pronunciamento em Plenário nesta-terça-feira (14), ressaltou que Abdias foi descrito como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século 20.

— Escritor, dramaturgo, artista visual, ativista, pan-africanista, ele fundou inclusive o Teatro Experimental do Negro e também o projeto Museu de Arte Negra. Suas pinturas, exibidas dentro e fora do Brasil, exploram o legado cultural africano no contexto do combate ao racismo, que infelizmente é contundente ainda nos dias de hoje — ressaltou.

O senador lembrou a trajetória cultural e política de Abdias, iniciada ainda nos anos 1930. E acrescentou que o homenageado foi professor emérito da Universidade do Estado de Nova York, deputado federal, senador da República e secretário do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ele recebeu o prêmio Unesco da categoria Direitos Humanos e Cultura, bem como o prêmio comemorativo da ONU por serviços relevantes em direitos humanos em 2003.

— Primeiro parlamentar negro a defender a causa coletiva da população de origem africana no Parlamento brasileiro, introduziu projetos pioneiros de legislação antidiscriminatória e apresentou as primeiras propostas no Brasil das ações afirmativas. Foi um dos grandes incentivadores do sistema de cotas, que hoje é realidade vitoriosa implantada em todo o país — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)