Soraya Thronicke volta à presidência da CRA

Da Agência Senado | 08/03/2023, 18h48

A senadora Soraya Thronicke (União-MS) foi eleita nesta quarta-feira (8), por aclamação, para a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA).

Ao agradecer o apoio dos membros do colegiado, Soraya prometeu pautar os trabalhos da CRA na busca da harmonia entre agronegócio e meio ambiente. Ela também defendeu o enfrentamento da questão fundiária.

— A reforma agrária é uma ferramenta de inclusão social, com toda a certeza, mas também é a primeira medida necessária para que o desmatamento ilegal seja erradicado. Não há como combater o crime do desmatamento sem identificarmos os donos das áreas desmatadas — declarou ela.

Soraya já havia presidido a CRA no biênio 2019-2021, período marcado pela pandemia de covid-19 e, consequentemente, pela suspensão das atividades das comissões. Segundo ela, nesse período o agronegócio brasileiro mostrou a “força e capacidade de se reinventar”.

— Muitas matérias de extrema importância da CRA ficaram paradas nesse período. Mas o agro não parou de forma nenhuma.

O senador Efraim Filho (União-PB) apoiou o destravamento de pautas importantes para o setor, “motor da economia brasileira”. Por sua vez, o senador Zequinha Marinho (PL-PA) ressaltou que a CRA pode ser o espaço para a discussão de uma política nacional de produção de fertilizantes. 

A eleição na CRA foi criticada pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Para ele, não houve respeito à representação proporcional dos partidos e blocos nas mesas das comissões. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) concordou com os argumentos de Mourão, mas desejou sucesso a Soraya, além de pedir atenção à questão da regularização fundiária. Já o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) afirmou que as controvérsias sobre titulação de terras prejudicam principalmente os pequenos produtores. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)