Perícia da PF no Museu do Senado vai avaliar valor de obras vandalizadas

Da Comunicação Interna | 07/03/2023, 17h01

As obras do Museu Histórico Senador Itamar Franco, vandalizadas no dia 8 de janeiro, passaram por perícia da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (7). O objetivo é aferir o valor aproximado dos objetos danificados. A avaliação deve ser juntada aos processos judiciais para que os culpados, se identificados, sejam cobrados.

— São peças únicas, que não têm valor de mercado óbvio. Essa análise vai ser juntada aos processos judiciais. Então haverá como cobrar — declarou Bruno Pitanga, perito criminal da Polícia Federal.

Os agentes utilizaram duas técnicas: o escaneamento 3D, que gera um modelo tridimensional para calcular o volume e verificar detalhes da peça; e o raio x, que mostra suas estruturas internas e fornece dados sobre a tecnologia de montagem e restaurações feitas.

— O tempo conta uma história desses objetos. Saber como a peça foi construída afeta o valor. Agora é partir para um trabalho de laboratório e juntar o material coletado para tentar chegar a um consenso sobre o valor de cada peça — ressalta Bruno.

O chefe do Serviço de Conservação e Preservação do Museu do Senado, Ismail Neto, acompanhou o trabalho e se disse surpreso pela sofisticação dos procedimentos empregados pela Polícia Federal.

 Eles fizeram uma análise das obras e trouxeram muitos equipamentos para isso. Analisaram, por exemplo, a constituição da moldura de folha de ouro do quadro do Gustavo Hastoy e a composição metálica do tinteiro imperial  destacou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)