Paim quer sessão especial para celebrar a Campanha da Fraternidade

Da Agência Senado | 07/03/2023, 15h25

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou, em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (7), ter apresentado requerimento (RQS 96/2023) para realização de sessão especial para celebrar a Campanha da Fraternidade 2023. O tema deste ano é “Fraternidade e Fome” e o lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer”. De acordo com o parlamentar, o objetivo é fomentar ações em todos os níveis, para diminuir os impactos dessa realidade na vida do povo brasileiro.

Paim citou estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que afirma que o Brasil tem mais de 33 milhões de pessoas em situação de fome, o que corresponde a um grau gravíssimo de insegurança alimentar.

— Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), depois de uma década o país voltou a aparecer no mapa da fome. São mais de 60 milhões vivendo na pobreza e mais de 13 milhões na extrema pobreza. Esse cenário é cruel, é triste, muito triste. Temos o dever de combatê-lo, usarmos todas as nossas forças e vontades para mudá-lo.

Anielle Franco

Paim ressaltou que a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi eleita pela revista Time como uma das 12 mulheres do ano em 2023. Ela é irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que foi morta em 2018 em uma emboscada. Paim destacou que Anielle é a primeira brasileira a entrar na lista da revista e está ao lado de nomes consagrados ao redor do mundo.

— Esse conhecimento é de todas as mulheres negras do Brasil, de todos nós, homens e mulheres. Eu vou além. Eu diria de todas as mulheres, sejam brancas, negras, índias, imigrantes ou refugiadas — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)