Cleitinho defende reformas política e administrativa

Da Agência Senado | 07/03/2023, 18h18

O senador Cleitinho (Republicanos-MG), em pronunciamento nesta terça-feira (7), cobrou do Congresso Nacional esforço para aprovação de reformas política  e administrativa.

— Eu quase não vejo nenhum político falando sobre isso. Isso aqui não é para ofender ninguém, mas a gente precisa disso. Já passaram várias reformas: reforma trabalhista, reforma da Previdência. Qual é o problema de a gente passar uma reforma administrativa, uma reforma política e uma reforma moral neste país? (...) O  Congresso Nacional tem de começar a debater isso, até porque você pagar R$ 5 bilhões para políticos... Eu ouvi falar, durante a campanha e agora depois da campanha, que teve políticos, candidatos que usaram até para estética o fundo eleitoral. Até quando a gente, a população brasileira pagadora de impostos, vai aguentar isso?

Ao defender essas reformas, o senador afirmou que a questão é "matematicamente insustentável: um presidente da República, um vice-presidente da República, um presidente da Câmara Federal, um presidente do Senado Federal, 81 Senadores, 513 deputados federais, 27 governadores, 27 vice-governadores, 27 câmaras estaduais, 1.049 deputados estaduais, 5.568 prefeitos, 5.568 vice-prefeitos, 5.568 câmaras municipais, 57.931 vereadores; um total de 70.794 políticos. Quer dizer, enche o Maracanã. Vamos lá: 12.825 assessores parlamentares na câmara federal; 4.455 assessores parlamentares no Senado; 27 mil assessores parlamentares nas câmaras estaduais sem concurso; quase 600 mil assessores... Então, é um total de 715 mil funcionários não concursados".

— Então, humildemente, eu estou aqui para poder contribuir com todo mundo, para ser um servidor e ouvir todo mundo também.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)