Chico Rodrigues demonstra preocupação com retirada dos garimpeiros de Roraima

Da Agência Senado | 09/02/2023, 09h36

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) declarou, em pronunciamento nesta quarta-feira (8), ser favorável à retirada dos garimpeiros da área dos índios ianomâmis em Roraima. No entanto, o parlamentar demonstrou preocupação com a forma pela qual são tratadas essas pessoas, que afirmou serem "mais de 20 mil pais e mães de família buscando uma vida melhor".

Para o senador, primeiro é necessário planejar como será feita a retirada dos garimpeiros. Rodrigues afirmou que eles já estão conscientes de que precisam deixar a área demarcada, mas não têm meios para sair por conta própria.

 — Eles precisam, com essa logística do Estado brasileiro, coordenados talvez pelo Ministério da Justiça, com o suporte dos demais ministérios, ser retirados de uma forma paulatina, progressiva e contínua, mas como cidadãos. Afinal de contas, eles são seres humanos também e precisam ser respeitados. Há que se compreender que não houve fiscalização, não houve acompanhamento, não houve controle, não houve nenhum mecanismo que limitasse a sua permanência ali naquelas áreas de garimpo.

O senador afirmou que os senadores do estado — além de Rodrigues, Mecias de Jesus (Republicanos-RR)) e Dr. Hiram (PP-RR) viajam até o local nesta quinta (9) para verificar a situação. Pelos próximos 120 dias, a comissão externa, aprovada pelo Plenário na quarta, vai acompanhar a crise humanitária na região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)