Para Confúcio Moura, a democracia saiu fortalecida após os atos de 8 de janeiro

Da Agência Senado | 08/02/2023, 20h26

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) disse, em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (8), que a data de hoje nunca deverá ser esquecida pela sociedade. O motivo, ressaltou, é que se completam 30 dias da tentativa de golpe que alguns "pretendiam dar contra a democracia brasileira, quando vândalos invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) para protestar contra o resultado das eleições.

— A democracia não foi abalada no todo; pelo contrário: saiu vitoriosa, com o fortalecimento dos pilares dos três Poderes da República.

O senador destacou que a ação destruidora de uma minoria oi assistida ao vivo pelos canais de televisão no Brasil e no mundo, e que o gesto antidemocrático de uma "tentativa de golpe" foi repudiado e rejeitado por maioria significativa de brasileiros.

— A ação dos vândalos que invadiram e depredaram os prédios dos três Poderes representa o ponto mais baixo da nossa trajetória recente. O que foi feito é criminoso e deve ser combatido, investigado e punido dentro das normas jurídicas existentes. As responsabilidades por esses ataques covardes à democracia devem ser apuradas, punindo-se, quem os cometeu, na medida de sua culpa — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)