Randolfe pede explicações sobre presença de suspeito de terrorismo em audiência

Da Agência Senado | 27/12/2022, 18h06

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta segunda-feira (26) ofício pedindo informações sobre a participação de George Washington de Oliveira em uma audiência pública na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), em 30 de novembro. A reunião questionava a segurança do processo eleitoral. O documento é direcionado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

George Washington de Oliveira está preso. Ele confessou ter instalado um artefato explosivo em uma área de acesso do Aeroporto Internacional de Brasília. Nas imagens também foi identificada a presença do segundo suspeito de terrorismo, Alan Diego dos Santos Rodrigues.

Entre as informações solicitadas por Randolfe estão os nomes dos responsáveis pela audiência pública e pela entrada dos participantes. O parlamentar também pede esclarecimentos sobre a presença dos suspeitos em algum gabinete do Senado após a reunião. 

"As informações solicitadas, além de ampliar a transparência sobre os fatos narrados, servirão de subsídio para eventual representação ao Conselho de Ética caso algum parlamentar tenha facilitado ou se envolvido com os suspeitos de terrorismo", justifica Randolfe.

Confira todos os questionamentos do senador:

1. Os dois suspeitos de planejarem ataques terroristas, identificados como George Washington de Oliveira Sousa e Alan Diego dos Santos Rodrigues participaram da 32ª reunião extraordinária da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC)?

2. Quem autorizou a entrada no Senado Federal dos senhores George Washington de Oliveira Sousa e Alan Diego dos Santos Rodrigues?

3. Algum parlamentar foi responsável, diretamente ou por intermédio de seus assessores, pelo acesso dos terroristas às dependências do Senado?

4. Quem foi o Senador responsável pela audiência pública?

5. Quem são as pessoas com as quais os dois suspeitos de terrorismo conversam durante a audiência pública, em especial a partir do minuto 6h59h30s da referida audiência ?

6. Os dois suspeitos estiveram presentes em algum gabinete parlamentar antes ou depois da referida audiência pública?

7. Os dois suspeitos entraram no Senado em alguma outra data? Caso positivo, quem autorizou o acesso e onde estiveram fisicamente?

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)