Sessão especial vai homenagear os dez anos do programa Jovem Senador

Da Agência Senado | 21/12/2022, 23h36

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), a realização de uma sessão especial para celebrar os dez anos do programa Jovem Senador e Jovem Senadora. O requerimento (RQS 822/2022) para a homenagem foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), apoiado por outros senadores. A data da sessão especial ainda será marcada pela Secretaria-Geral da Mesa.

Em seu requerimento, Paim lembra que o programa tem, ao longo dos anos, se mostrado uma das mais importantes atividades de educação para democracia realizadas no âmbito do Parlamento brasileiro. Foi Paim quem primeiro apresentou uma proposta para o Senado implantar o programa.

O Jovem Senador conta com duas principais ações: o concurso de redação nas escolas públicas em cada estado e no Distrito Federal e a participação dos alunos vencedores na semana de trabalhos legislativos. Na visita ao Senado, os estudantes podem simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos, que serão analisados na Comissão de Direitos Humanos (CDH).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)