Vai a Plenário projeto que institui Ayrton Senna como patrono do esporte

Da Agência Senado | 20/12/2022, 12h17

A instituição de Ayrton Senna da Silva como patrono do Esporte Brasileiro foi aprovada pela Comissão de Educação (CE) nesta terça-feira (20). O Projeto de Lei (PL) 2.793/2019, do deputado federal Filipe Barros (PL-PR), recebeu parecer favorável do relator, senador Dário Berger (PSB-SC), e segue para votação no Plenário do Senado. O parecer foi lido na CE pelo senador Zequinha Marinho (PL-PA).

— Tenho a honra de ler e apresentar essa história lembrando que, num passado não tão distante, o nome de Senna está para ser inscrito no Livro de Heróis da Pátria, num projeto que tivemos a honra de relatar e que aguarda na fila para ser votado em Plenário. Que se paute para podermos votar esse projeto sobre uma figura tão importante quanto foi Ayrton Senna — declarou.

Representatividade

Em sua justificação, o autor do PL 2.793/2019 destaca a atuação esportiva de Ayrton Senna e a sua representatividade no esporte nacional. Senna foi um piloto de Fórmula 1 das décadas de 1980 e 1990 e maior ídolo brasileiro do automobilismo. Nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960, e morreu de maneira trágica em 1º de maio de 1994, após colidir com uma mureta de proteção no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.

Para Dário Berger, Senna foi um ídolo nacional que representava a esperança de um povo carente de vitórias e grandes conquistas. Ele proporcionava a alegria das manhãs de domingo, a certeza da vitória e, em cada conquista, fazia questão de demonstrar o seu orgulho de ser brasileiro”.

“Seu talento inigualável foi reconhecido e reverenciado internacionalmente. Tornou-se ídolo no Brasil e em várias partes do mundo, que, além do seu talento, admiravam sua coragem, sua destreza e sua determinação. Era ídolo das crianças que o tinham como exemplo. E sempre se preocupou em dar atenção a elas”, acrescenta o relator.

Berger respalda a opinião do autor do PL, ao lembrar que diversas pesquisas realizadas até recentemente entre desportistas, público, jornalistas e amantes o esporte em geral reconhecem o piloto como “herói nacional e um dos grandes esportistas de nossa história”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)