Posse presidencial terá segurança reforçada

Da Comunicação Interna | 20/12/2022, 18h03

Para que um evento de magnitude da posse presidencial aconteça, é fundamental que exista um esquema igualmente complexo de segurança. Os efetivos das Polícias do Senado e da Câmara estão a postos para garantir a tranquilidade de autoridades, convidados e colaboradores previamente autorizados para a solenidade.

O sistema de segurança é reforçado e extrapola os limites do Congresso Nacional, contemplando toda a Esplanada. Para que essa área esteja protegida, existe uma estratégia de atuação que integra as Forças Armadas e as auxiliares. Isabela Lisboa, chefe do Serviço Central de Apoio Administrativo da Spol, conta sobre as reuniões de alinhamento das ações. 

— Ao longo do ano, a Polícia do Senado participou de reuniões prévias na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e no Comando Militar do Planalto. Diante de cenários previamente identificados, protocolos táticos-operacionais integrados foram elaborados com as forças policiais e de segurança, além das Forças Armadas, para a atuação coordenada nas mais variadas situações críticas — esclarece.  

Acesso ao local

Por questões de segurança, Isabela Lisboa informa que ocorrerá restrição de veículos e de pessoas no dia da posse. As vias S1, S2, N1 e N2 serão interditadas, com acesso restrito à região do Congresso Nacional. O trecho que vai da via L4 até a Esplanada também estará com restrições.

A entrada de servidores e colaboradores será pelo Bloco B, do Anexo2, e a portaria de veículos aberta será a da via N3.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)