Izalci critica interferência do STF no Legislativo

Da Agência Senado | 20/12/2022, 19h20

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) criticou, em pronunciamento nesta terça-feira (20), a interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) no Legislativo. Para ele, a decisão do ministro Gilmar Mendes de retirar os recursos do Auxilio Brasil do teto de gastos, “nos afrontou”, retirando do Senado a prerrogativa de legislar.

— A maioria dos brasileiros quer dos seus representantes que tomem decisões, que legislem, com responsabilidade e esmero. Foi por isso que coloquei o meu nome e o meu trabalho à disposição da população, para representá-la; primeiro, no parlamento local e, nos últimos doze anos, aqui no Congresso Nacional, como deputado federal e, agora, como senador da República — afirmou.

O senador ressaltou que não vai abrir mão de exercer as prerrogativas inerentes ao cargo para o qual foi eleito por vontade da população. Ele ainda destacou a importância do Parlamento tomar providências e retomar o seu papel para “evitar um mal maior”. “É inadmissível aprovarmos, e com tanto debate, a questão do Auxílio Brasil, e retirando do teto, como retiramos diversas vezes e, em uma canetada, o Supremo modifica tudo isso. E a gente aceita calado”, disse.

 —  Quanto tempo falta para que esta Casa deixe de existir e os direitos e a liberdade sejam subtraídos de todos nós? O Congresso Nacional foi cassado? Todas as decisões que valem são do Supremo Tribunal Federal, sejam quais forem, e por mais esdrúxulas que possam parecer? — questionou Izalci.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)