Irajá denuncia 'pacote de maldades' do governo do Tocantins

Da Rádio Senado | 15/12/2022, 22h06

Em pronunciamento nesta quinta-feira (15), o senador Irajá (PSD-TO) denunciou o que qualificou como "pacote de maldades" do governador Wanderlei Barbosa contra o povo tocantinense.

Irajá explicou que o governo de seu estado pretende levar a termo uma reforma da previdência dos servidores do Tocantins para, segundo ele, retirar direitos adquiridos. A proposta, de acordo com o senador, aumenta de 55 para 62 anos a idade para as mulheres se aposentarem. No caso dos homens, amplia a idade mínima de 55 para 60 anos, ou seja, as mulheres terão que trabalhar dois anos a mais do que os homens para poder se aposentar.

O senador também demonstrou indignação com projetos sancionados pelo governador Wanderlei Barbosa nesta semana que elevam a carga tributária. Um deles aumenta em 500% o imposto sobre a exportação de produtos agropecuários. Na mesma proporção, disse, foi elevada a alíquota do Fundo Estadual de Transporte (FET), penalizando ainda mais os produtores e o setor produtivo.

Irajá denunciou ainda que o governo tocantinense apresentou uma proposta na Assembleia Legislativa para alterar a Constituição estadual e permitir que os parlamentares façam uma eleição dupla, escolhendo, em fevereiro de 2023, o presidente da Casa e os membros da Mesa para os próximos dois anos, 2023-2024. A mesma eleição, segundo o projeto, servirá para eleger a Mesa do biênio seguine, de 2025-2026. 

A intenção do governador seria garantir o controle da Assembleia Legislativa para os quatro anos do seu mandato, lamentou Irajá.

— Quero manifestar [...] ao povo do Tocantins que estou vigilante às ações da gestão estadual, liderando uma oposição propositiva e responsável, servindo aos interesses dos nossos trabalhadores, empreendedores, pequenos comerciantes, servidores competentes, produtores rurais, enfim, de todos os cidadãos tocantinenses

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Irajá Tocantins