Em despedida do Senado, Maria do Carmo Alves faz retrospectiva do mandato

Da Agência Senado | 13/12/2022, 20h08

Maria do Carmo Alves (PP-SE) fez, nesta terça-feira (13), seu discurso de despedida do Senado. A parlamentar, que não disputou nenhum cargo eletivo em 2022, representava seu estado no Senado desde 1999 e encerrará seu terceiro mandato no início do próximo ano. Ao despedir-se dos colegas, Maria do Carmo lembrou que foi a primeira senadora eleita por Sergipe e manifestou seu orgulho de contribuir para a causa das mulheres.

— Trabalhei continuamente para enfrentar a violência doméstica contra a mulher e garantir o espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política. Acredito que pensar em políticas públicas de gênero é pensar também em desenvolvimento econômico — avaliou.

Ela também destacou seu esforço para a ampliação de oportunidades na educação, especialmente nos projetos que asseguraram a continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o reforço em seu financiamento. Maria do Carmo Alves agradeceu ao eleitorado sergipano e disse ter certeza de que Laércio Oliveira — senador eleito também pelo PP, que a substituirá no próximo mandato — continuará ajudando o estado.

Homenagens

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que presidia os trabalhos da sessão deliberativa, saudou Maria do Carmo em nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ele contrastou a discrição da senadora com sua participação “efetiva, direta e colaborativa” na Casa. O senador Esperidião Amin (PP-SC) expressou sua admiração pela senadora como exemplo de luta e de “ser humano tão denso e que sabe com poucos gestos, com poucas palavras, impressionar e trazer um bom exemplo”. A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) disse que sentirá falta da “tranquilidade” e do espírito público da colega. Para a senadora Soraya Thronicke (União-MS), a colega representava “uma experiência ímpar, a voz da sabedoria”. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) lembrou a importância de Maria do Carmo na bancada feminina e expressou seu desejo de que a colega continue ajudando o Brasil.

Maria do Carmo Alves também recebeu cumprimentos de Plínio Valério (PSDB-AM), Nilda Gondim (MDB-PB), Paulo Paim (PT-RS), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)