Ao se despedir do Senado, Lasier Martins faz balanço do mandato

Da Agência Senado | 13/12/2022, 18h02 - ATUALIZADO EM 13/12/2022, 18h25

Em seu último discurso no Plenário, na abertura da sessão desta terça-feira (13), o senador Lasier Martins (Podemos-RS) fez um balanço do seu mandato. Ele foi eleito em 2014, assumiu o mandato no início de 2015, concorreu para a Câmara dos Deputados em outubro, mas não conseguiu se eleger.

— Lutei por bandeiras de correções às velhas e viciadas políticas que têm causado brutais desigualdades sociais e econômicas no Brasil. Tenho a consciência tranquila de que fiz o meu melhor para o bem coletivo — afirmou Lasier.

Durante os oito anos do seu mandato, Lasier foi segundo-vice-presidente da Mesa do Senado, líder de bloco e membro de várias comissões temáticas da Casa, como as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Educação (CE) e de Agricultura (CRA), além de ter integrado o Conselho de Ética.

Atuação

Lasier agradeceu o apoio de outros senadores e destacou a união e a harmonia dos 14 funcionários de seu gabinete. Ele disse que fez 490 pronunciamentos no Senado, o que dá uma média de mais de 60 por ano. O senador também contou que apresentou 129 proposições — com foco no bem-estar dos brasileiros, no respeito ao dinheiro público e em favor do desenvolvimento sustentável e da democracia.

Ao avaliar sua atuação durante o mandato, Lasier lembrou que sempre criticou o ativismo, tanto judicial quanto político, e reclamou do que chamou de parcialidade de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele relatou que procurou pautar sua atuação com a apresentação de projetos que tratam de assuntos como redução de benesses para ex-presidentes da República, regularização de pedidos de impeachment de ministros do STF, mamografia no SUS, ampliação de formas de pagamento de multas de trânsito, entre outros.

Em relação ao Rio Grande do Sul, Lasier disse que conseguiu recursos para a construção da segunda ponte sobre o Rio Guaíba e que atuou na luta pela construção de uma termelétrica a gás no município de Rio Grande.

Lasier lamentou o fato de, durante o seu mandato, os projetos de reforma tributária não terem avançado. Ele também lembrou a ocorrência de crises locais, como o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, e a crise sanitária global, com a pandemia do coronavírus. O senador ainda lamentou “não ter conseguido fazer o Senado reduzir seus gastos” e disse que nunca usou mais da metade da verba indenizatória em todo o mandato.

— Sempre priorizei o combate à corrupção, o respeito ao dinheiro público e a defesa de uma sociedade mais igual — declarou o senador.

Elogios

Vários senadores elogiaram a postura de Lasier como senador. Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que presidiu a sessão, definiu o colega como extremamente cordato e sério, além de respeitoso nas divergências. Para Jorge Kajuru (Podemos-GO), os exemplos de Lasier vão ficar no Senado. Kajuru destacou a educação e o respeito com o dinheiro público como valores do colega.

Styvenson Valentim (Podemos-RN) disse que tem uma grande identificação com a postura de Lasier, a quem chamou de amigo. Esperidião Amin (PP-SC) afirmou que foi uma grande satisfação ter em Lasier um parceiro de lutas. Amin prometeu continuar com essas bandeiras, como o respeito à liberdade de expressão e o respeito entre os Poderes.

Estado

Os colegas de estado também elogiaram Lasier Martins. Na visão de Luis Carlos Heinze (PP-RS), Lasier é um dos mais competentes jornalistas do Rio Grande do Sul. Essa competência, completou Heinze, também se revelou na atuação como senador. Paulo Paim (PT-RS) lembrou que ele e Lasier se conhecem há mais de 30 anos, Paim ainda como sindicalista e Lasier como jornalista. Ele disse que Lasier foi um senador aberto ao diálogo e ao respeito, que merece todo o carinho e reverência dos colegas senadores.

Admiração

De acordo com Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Lasier foi um companheiro excepcional e de caráter, que sempre prezou pela verdade. Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que Lasier vai deixar muita saudade e destacou a coragem do colega, enquanto Soraya Thronicke (União-MS) se disse uma grande admiradora da competência de Lasier.  

Segundo Plínio Valério (PSDB-AM), Lasier vai fazer muita falta ao Senado, principalmente “na trincheira do combate à atuação do STF”. Telmário Mota (Pros-RR) ressaltou a coerência de Lasier, “que criou uma grande admiração dos colegas” de Senado. Para Telmário, Lasier sempre atuou com muita competência e excelência, por ser “um homem preparadíssimo”.

— Vossa excelência entrou e sai daqui com as mãos limpas e com a cabeça erguida. Parabéns! – afirmou.   

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)