Amin registra os seis anos do acidente com atletas da Chapecoense

Da Rádio Senado | 29/11/2022, 21h07

O senador Esperidião Amin (PP-SC) registrou os seis anos do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas da equipe de futebol da Chapecoense. Em pronunciamento, nesta terça-feira (29), o parlamentar ressaltou os vários esforços institucionais para ajudar os familiares das vítimas. Dentre eles, a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Chapecoense. Constatou, porém, ao fazer um balanço, terem sido cometidas falhas, do ponto de vista institucional, nas indenizações aos familiares.

— É inadmissível um voo internacional com seguro iníquo, para não dizer inócuo, com perda de vidas, fato irreparável, e a falta de reparação minimamente razoável aos familiares que enfrentaram e enfrentam toda sorte de dificuldades, em alguns casos, terríveis — afirmou.

Ao citar o trabalho realizado na CPI, frisou que o colegiado não mediu esforços na busca de soluções minimamente “humanas” e “razoáveis” para costurar acordos entre os beneficiários e as seguradoras.  

— Faço o registro porque nós não temos o direito de esquecer. E, por isso, esta é uma dívida institucional. Portanto, as instituições brasileiras e nós, que as integramos, devemos ter sempre em mente o dever de, a todo o momento, procurar o resgate — declarou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)