Guaracy Silveira critica interferências entre Poderes da República

Da Agência Senado | 25/10/2022, 22h15

O senador Guaracy Silveira (PP-TO) criticou, em pronunciamento nesta terça-feira (25), interferências entre os Poderes da República, principalmente do Judiciário contra Executivo e Legislativo. Ele ressaltou que o poder moderador do Senado, responsável pela harmonia entre os demais Poderes, tem que ser exercido, “caso contrário, acabaremos por ter um Poder com domínio sobre o Brasil, e um Poder só deixa de ser Poder para ser ditadura”.

—  Vamos transmitir à geração do futuro segurança, paz, harmonia, equilíbrio. Senadores de que todo o Brasil possa se admirar, porque são cumpridores dos seus deveres; ministros, deputados e também a Presidência da República, porque, se um Poder começar a exercer seu poder em cima do outro, não sei onde vai terminar. As coisas começam devagar. Não há vácuo no poder. Cada dia vai-se tomando mais um pedaço — afirmou.

O senador ainda destacou denúncia feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria tido 154 mil inserções de rádio a mais do que o presidente Jair Bolsonaro na campanha eleitoral, entre os dias 7 e 21 de outubro. Guaracy criticou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que afirmou que, se não houver provas sérias da denúncia, será aberto inquérito para apurar crime eleitoral de Bolsonaro.

— Estamos invertendo as coisas. Quando você denuncia um erro, é você que é punido? Vamos chegar a um ponto, senhores, em que não poderemos denunciar nenhum erro, nenhuma corrupção, nenhum roubo, nenhum desvio de conduta, porque parece que denunciar o erro é que é crime — lamentou o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)