Wellington Fagundes destaca viagem oficial a Portugal

Da Agência Senado | 18/10/2022, 21h23

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) registrou, nesta terça-feira (18), em pronunciamento em Plenário, a viagem que realizou em missão oficial do Brasil para Portugal. Ele destacou que a missão foi liderada pelo ministro das Relações Exteriores, chanceler Carlos França.

Fagundes registrou encontro com uma agência de investimentos e comércio externo de Portugal. Segundo o senador, a agência "tem como objetivo principal desenvolver e executar políticas estruturantes de apoio à internacionalização da economia de Portugal junto a todos os países, principalmente da Europa" e que é importante "aproveitar este momento em que Portugal tem uma segurança jurídica muito forte" para ampliar as relações comerciais.

O objetivo da viagem, segundo o senador, também foi uma vistoria técnica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde acontecerá a votação em segundo turno da eleição para presidente do Brasil, em 30 de outubro. Ele destacou a importância do colégio eleitoral brasileiro no país europeu 

— É importante registrar que é o maior colégio eleitoral do Brasil [fora do país], com quase 40 mil eleitores. Temos, em Portugal, aproximadamente 80 mil eleitores, um país irmão.

O senador também se pronunciou sobre o alto índice de abstenções nas eleições no Brasil no primeiro turno.

— Em Mato Grosso foram 500 mil pessoas que deixaram de votar. São milhares no Brasil. E parece que 30 milhões de brasileiros não exerceram o seu direito ao voto — lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)