Chico Rodrigues destaca relação entre Roraima e Venezuela

Da Rádio Senado | 18/10/2022, 18h05

O senador Chico Rodrigues (União-RR) ressaltou, em pronunciamento nesta terça-feira (18), que boa parte do dinamismo econômico de Roraima se dá por conta do comércio com a Venezuela. Rodrigues acredita que essa relação precisa ser estimulada, já que gera emprego e renda aos empresários e trabalhadores do estado.

 Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicado em abril deste ano, mostra essa importância e sugere que o crescimento de Roraima está profundamente enraizado com as relações econômicas com a Venezuela. Não só pelas exportações, mas também pelo montante de recursos que recebemos para lidar com a imigração de venezuelanos. Um problema sério nos trouxe um fluxo de recursos financeiros importantes para girar nossa economia.

De acordo com o senador, o produto interno bruto (PIB) de Roraima tem crescido a taxas bem superiores às do restante do país. Em 2019, cresceu 3,8%, enquanto o PIB brasileiro aumentou apenas 1,2%. Já as projeções para 2022 são de 7% para o estado, bem acima dos 2,7% esperados para a economia brasileira, segundo ele.

Isolamento

Rodrigues lamentou o fato de Roraima ainda ser um estado muito isolado do resto do país e desconectado do eixo rodoviário. O senador disse lutar por melhorias que liguem Boa Vista ao Brasil, aumentando o número de voos para a capital. Ele também destacou que, a convite do Ministério das Minas e Energia, vai participar de solenidade de reinício, após acordo judicial, das obras do Linhão de Tucuruí, via de interligação energética entre Manaus e Boa Vista. O projeto tem o objetivo de ligar Roraima ao sistema nacional de energia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)