Campanha Outubro Rosa tem projeção de fotos e frases nos prédios do Congresso

Da Comunicação Interna e Da Redação | 05/10/2022, 16h07 - ATUALIZADO EM 05/10/2022, 19h40

As torres e cúpulas do Congresso receberam, nesta quarta-feira (5), uma projeção com frases e fotos como parte da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. Desde o inicio do mês as cúpulas estão iluminadas com a cor da campanha. A projeção das imagens no Congresso teve início às 19 horas e será encerrada às 22h30.

As imagens projetadas de frases de conscientização sobre o câncer de mama e fotos da exposição Amor I Love You, que estará em cartaz no espaço Senado Galeria a partir da próxima segunda-feira (10). A ação partiu da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar) e tem apoio da Procuradoria Especial da Mulher no Senado.

A exposição retrata oito mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama e conseguiram reconstruir a autoconfiança, a autoestima e a vontade de viver. A intenção é sensibilizar as pessoas para a realização de exames preventivos e também mostrar às mulheres que recebem esse diagnóstico que ele não significa o fim, mas o início de um ciclo na vida delas.

Outro objetivo da exposição é reforçar a importância da rede de apoio para quem está em tratamento contra o câncer de mama. Nas fotos, as mulheres aparecem segurando corações que simbolicamente são oferecidos às pessoas que mais as ajudaram durante o tratamento oncológico. De acordo com a associação, a exposição também "é um ato de gratidão".

Já as frases projetadas informam sobre a doença, que atinge uma em cada 12 mulheres, tem 95% de chance de cura e é a segunda causa de morte mais frequente entre as mulheres. Também há frases sobre a necessidade de cuidar da saúde e a importância do diagnóstico precoce, além de informações sobre direitos das pacientes previstos em lei, como o acesso aos exames para diagnosticar a doença em até 30 dias, o início do tratamento em até 60 dias e a reconstrução mamária.  

Outubro Rosa

A campanha de prevenção ao câncer de mama é feita todos os anos, sempre no mês de outubro. A iluminação no Senado foi solicitada pela procuradora Especial da Mulher, senadora Leila Barros (PDT-DF), pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e pelo deputado federal Zacharias Calil (União-GO). 

Veja as frases projetadas nas cúpulas e nas torres do Senado e da Câmara: 

“Outubro Rosa”

“Luta contra o Câncer de Mama”

“1 em cada 12 mulheres terá câncer de mama”

“66 mil mulheres diagnosticadas em 2022”

“95% de chance de cura”

“Segunda causa de morte em mulheres”

“Faça o diagnóstico precoce”

“Fique atenta aos fatores de risco”

“40% dos cânceres são diagnosticados avançados”

“Conheça seu subtipo molecular de câncer de mama”

“Cuide-se o ano todo”

“Hábitos saudáveis diminuem fatores de risco”

“Reconstrução mamária é um direito”

“É lei o diagnóstico do câncer em até 30 dias”

“É lei o início do tratamento em até 60 dias”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)