Estado do Rio de Janeiro tem 13 candidaturas ao Senado

Da Agência Senado | 26/08/2022, 15h32 - ATUALIZADO EM 15/09/2022, 21h10

 

Selo Eleições 2022Bandeira

▼  ALESSANDRO MOLON  400  (PSB)

Foto

Alessandro Molon tem 50 anos, é deputado federal pelo PSB e candidato a senador pela primeira vez. Embora tenha nascido em Belo Horizonte, cresceu no Rio de Janeiro e cursou direito, atuando como advogado e professor de história na rede pública do estado. Sua carreira política começou em 2003, como deputado estadual na Assembleia Legislativa do RJ. Filiado ao PT, Molon foi reeleito em 2006. Em 2008, foi candidato a prefeito do Rio. Eleito e reeleito deputado federal em 2010 e 2014, em 2016 ele voltou a tentar a prefeitura do Rio, dessa vez pela Rede Sustentabilidade, mas foi derrotado. Antes das eleições de 2018, Molon trocou de legenda e ingressou no PSB. No novo partido, foi reeleito deputado federal.

1o suplente:
ANDERSON QUACK (PSB)

2a suplente:
UIARA MARTINS (PSB)

▼  ANDRE CECILIANO  133  (PT)

Foto

O deputado estadual André Ceciliano, de 54 anos, nasceu em Nilópolis (RJ) e preside a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro desde 2019. É formado em direito, trabalhou no mercado financeiro e chegou a ter uma pequena corretora até os anos 2000. Ceciliano começou na política na Baixada Fluminense, onde foi duas vezes prefeito de Paracambi, entre 2001 e 2009. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998 e está em seu quarto mandato na Assembleia. Concorre pela Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV.

1o suplente:
SERGIO ZVEITER (PV)

2o suplente:
WILSON BORGES (PV)

▼  ANTONIO HERMANO  290  (PCO)

Foto

Antonio Hermano Lemme nasceu no Rio de Janeiro e tem 66 anos. Ele é arquiteto e servidor público e foi gerente de projetos na Empresa Municipal de Urbanização da Prefeitura do Rio (Riourbe). Hoje está aposentado.

1o suplente:
ALOYSIO LIMA (PCO)

2o suplente:
BRUNO MAIA (PCO)

▼  BÁRBARA SINEDINO  160  (PSTU)

Foto

A professora Bárbara Del-Penho Sinedino tem 35 anos, nasceu no Rio de Janeiro e é dirigente sindical e militante do PSol desde 2006. Formada em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, trabalha na rede estadual e municipal de ensino e está licenciada da coordenação do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 

1o suplente:
SÉRGIO PERDIGÃO (PSTU)

2o suplente:
RODRIGO DA SILVA (PSTU)

▼  CABO DACIOLO  120  (PDT)

Foto

Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos nasceu em Florianópolis, tem 46 anos e é bombeiro militar no Rio de Janeiro desde 1998. Foi eleito deputado federal pelo Psol em 2014. Em 2015 mudou para o PT do B (atual Avante), onde terminaria seu primeiro mandato na Câmara de Deputados. Já filiado ao Patriotas, foi candidato à Presidência da República nas eleições de 2018 e terminou em sexto lugar.

1o suplente:
NEGROGUN (PDT)

2a suplente:
MARA HOFANS (PDT)

▼  CLARISSA  444  (UNIÃO)

Foto

Clarissa Garotinho Barros Assed Matheus de Oliveira é deputada federal e filha do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. Nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e tem 40 anos. É formada em jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e foi diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi radialista, como seu pai. Elegeu-se vereadora do Rio em 2008. Depois foi deputada estadual a partir de 2011 e concorreu a vice-prefeita da cidade na chapa de Rodrigo Maia em 2012. Na Câmara dos Deputados, está em seu segundo mandato.

1o suplente:
ALGACIR MOULIN (UNIÃO)

2o suplente:
DUDU CANELLA (UNIÃO)

▼  DANIEL SILVEIRA  142  (PTB)

Foto

Com 40 anos, Daniel Lucio da Silveira nasceu em Petrópolis (RJ) e é cabo reformado da Polícia Militar. Em 2018 foi eleito deputado federal pelo PSL, trocou de partido duas vezes em 2022, primeiro para o União Brasil e depois para o PTB. Em 2020 começou a ser investigado nos inquéritos que apuram ataques ao STF e à divulgação de notícias falsas. Silveira foi condenado a oito anos e nove meses em regime fechado, mas manteve o mandato. Depois de cumprir parte da pena, recebeu indulto (perdão) do presidente Jair Bolsonaro, mas continuou com os direitos políticos suspensos. O STF ainda precisa decidir se o indulto tem o efeito de devolver seus direitos políticos.

1o suplente:
ANDRÉ MONTEIRO (PTB)

2o suplente:
MARÃO LILINHO (PTB)

Foto
Renúncia
Candidatura para a qual foi apresentada desistência e cuja renúncia já se encontra homologada pela Justiça Eleitoral.
 

1o suplente:
ALEXANDRE CARDOSO

2a suplente:
MARLUCIA CRUZ

▼  HIRAN ROEDEL  211  (PCB)

Foto

Com 61 anos, Hiran Roedel nasceu no Rio de Janeiro. É formado em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi professor da rede privada de educação e servidor público na UFRJ. Além disso, é historiador, com diversos livros publicados. Hiran começou a atuar politicamente no movimento sindical bancário, em 1982. Depois passou a militar no Sindicato dos Professores de Escolas Privadas (Sinpro-RJ), onde foi diretor entre 2011 e 2014.

1a suplente:
MARTA BARÇANTE (PCB)

2o suplente:
PAULO OLIVEIRA (PCB)

▼  ITAGIBA  700  (AVANTE)

Foto

Nascido no Rio de Janeiro e com 66 anos, o delegado aposentado da Polícia Federal Marcelo Zaturansky Nogueira Itagiba foi diretor nacional de Inteligência da PF, dirigiu a Delegacia de Repressão a Entorpecentes de São Paulo e em 2002 assumiu o cargo de superintendente da PF no estado do Rio. Itagiba também dirigiu a Gerência Geral de Segurança e Investigações, criada na estrutura da Anvisa para combater quadrilhas especializadas na falsificação de remédios. Foi secretário de Segurança Pública do RJ entre 2004 e 2006. Elegeu-se deputado federal em 2006, tendo presidido a CPI das Escutas Telefônicas.

1o suplente:
AMATO (AVANTE)

2o suplente:
ANDERSON CLAUDINO (AVANTE)

▼  PROF. HELVIO COSTA  277  (DC)

Foto

Helvio Costa de Oliveira Telles tem 49 anos e nasceu em Niterói (RJ). É professor universitário, diretor da Faculdade Cooperar de Educação Superior, e doutorando em direito constitucional e em agronegócios e sustentabilidade. Também é graduado em direito e teologia e tem mestrado em direito econômico. Em 2018, disputou a vice-presidência da República na chapa de José Maria Eymael.

1o suplente:
PASTOR ANTÔNIO CARLOS (DC)

2o suplente:
DEILSON COSTA (DC)

▼  RAUL  800  (UP)

Foto

Raul Bittencourt Pedreira nasceu no Rio de Janeiro, tem 46 anos e é servidor do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e diretor licenciado do Sindicato dos Servidores Federais dos Municípios do Rio de Janeiro (Sindsep-RJ). Formado em direito, atuou na Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas, além de participar do processo de fundação do partido Unidade Popular no estado. Ele também concorreu a vereador pela UP nas eleições de 2020, saindo derrotado.

1a suplente:
GABRIELA GONÇALVES (UP)

2o suplente:
FORMIGÃO (UP)

▼  ROMÁRIO  222  (PL)

Foto

Romário de Souza Faria nasceu no Rio de Janeiro e tem 56 anos. Um dos maiores jogadores da história do futebol, ele entrou na política em 2010, aos 49 anos. Naquele ano concorreu e venceu a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSB. Eleito senador em 2014 pelo PSB, concorre à reeleição. No Senado tem se dedicado a pautas ligadas ao esporte e em defesa das pessoas com deficiência ou doenças raras. Foi candidato a governador do Rio de Janeiro nas eleições de 2018, pelo Podemos, mas não se elegeu.

1o suplente:
BRUNO BONETTI (PL)

2a suplente:
ANDREA FONTES (PL)

▼  SUED HAIDAR  355  (PMB)

Foto

A candidata Sued Haidar Nogueira nasceu em São Luís Gonzaga, no Maranhão, e tem 63 anos. Concluiu o ensino médio e mora no Rio de Janeiro há 45 anos, onde começou trabalhando como camelô. É uma das fundadoras do Partido da Mulher Brasileira (PMB), do qual é a presidente nacional. Em 2018, foi candidata a deputada federal e, em 2020, à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, cargos para os quais não foi eleita. Criou a Creche Santa Clara, que funciona no bairro carioca de Costa Barros.

1o suplente:
ALEXANDRE CARDOSO (PMB)

2a suplente:
MARLUCIA CRUZ (PMB)

 

Conheça os candidatos ao Senado de todas as UFs

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)