Acre tem oito candidatos na disputa pelo Senado

Da Agência Senado | 26/08/2022, 15h30 - ATUALIZADO EM 15/09/2022, 17h45

 

Selo Eleições 2022Bandeira

▼  ALAN RICK  444  (UNIÃO)

Foto

Alan Rick Miranda é natural de Rio Branco e tem 45 anos. É administrador e jornalista, sendo pós-graduado em jornalismo político. Publicou dois livros de cunho religioso. É deputado federal no segundo mandato consecutivo. 

1o suplente:
GEMIL JUNIOR (UNIÃO)

2o suplente:
CORONEL CASAGRANDE (UNIÃO)

▼  BEYRUTH

Foto
Renúncia
Candidatura para a qual foi apresentada desistência e cuja renúncia já se encontra homologada pela Justiça Eleitoral.
 

1o suplente:
JADER ALMEIDA

2o suplente:
BILU

▼  DIMAS SANDAS  364  (AGIR)

Foto

Dimas da Silva Sandas é natural de Rio Branco e tem 41 anos. É jornalista, com pós-graduação em gestão estratégica de pessoas e MBA em administração pública. Sandas foi diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, além de ter sido diretor-executivo da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos e da Secretaria de Planejamento do estado durante o governo de Tião Viana.

1o suplente:
TIAGO FARIAS (AGIR)

2a suplente:
IVANA MOURA (AGIR)

▼  DR. JENILSON LEITE  400  (PSB)

Foto

Janilson Lopes Leite, mais conhecido como Dr Jenilson, é médico infectologista e está no segundo mandato de deputado estadual no Acre. Nasceu em Tauaracá (AC) e tem 44 anos. Estudou Medicina em Cuba. Após formar-se, foi coordenador e membro fundador da Associação Médica Nacional Maíra Fachin e coordenador da Missão Internacionalista dos Médicos Formados em Cuba, que prestou socorro humanitário no Haiti após o terremoto de 2010. No Acre, fez atendimentos médicos às margens do Rio Tarauacá e do Rio Muru. Morando em Rio Branco há 13 anos, foi chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da cidade durante o enfrentamento da pandemia de covid-19.

1o suplente:
CÉSAR MESSIAS (PSB)

2o suplente:
CORONEL ANASTÁCIO (PSB)

▼  DRA. VANDA MILANI  900  (PROS)

Foto

Vanda Denir Milani Nogueira nasceu em Cedral (SP) e tem 69 anos. Foi policial militar em São Paulo (1975) e professora estadual no Acre (1977 a 1981). Advogada, foi assessora jurídica na câmara municipal de Senador Guiomard (AC), delegada de polícia em Rio Branco, assessora jurídica no Banco do Estado do Acre e procuradora-geral de Justiça no Ministério Público do Acre. Em 2018, foi eleita deputada federal. 

1o suplente:
SOLINO MATOS (AVANTE)

2o suplente:
JOSÉ COSTA (PTB)

▼  MARCIA BITTAR  222  (PL)

Foto

Márcia Espinosa Bittar é empresária, nasceu em Campo Grande (MS), tem 58 anos, é graduada em história e pós-graduada em assessoria parlamentar pela Universidade de Brasília (UnB). É casada com o senador Márcio Bittar (MDB), que concorre ao cargo de governador do Acre.

1a suplente:
BETH PINHEIRO (PL)

2o suplente:
IVO GALVÃO (MDB)

▼  NAZARÉ ARAÚJO  131  (PT)

Foto

Maria de Nazareth Mello de Araujo Lambert nasceu no Rio de Janeiro e tem 55 anos. Foi procuradora-geral do Acre de 2007 a 2010 e subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil do Acre de 2011 a 2014. Nas eleições em 2014, elegeu-se vice-governadora do Acre na chapa encabeçada por Tião Viana. É formada em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e fez pós-graduação em direito público na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em competências gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas. Em 1994, tornou-se procuradora do estado. Em 2004, fundou a Corregedoria-Geral da Procuradoria, ocupando o cargo até final de 2006.

1o suplente:
SIBÁ MACHADO (PT)

2o suplente:
TIÃO BRUZUGU (PV)

▼  NEY AMORIM  199  (PODEMOS)

Foto

Jozeney Alves Amorim nasceu em Rio Branco em 1977. Formado em administração, foi policial civil até se eleger deputado estadual, aos 34 anos. Em 2014, foi reeleito com a maior votação no estado e assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Acre. À época filiado ao PT, foi o mais jovem presidente da Casa. 

1o suplente:
LURDINHA LIMA (PP)

2o suplente:
RENNAN BITHS (PDT)

▼  SANDERSON MOURA  500  (PSOL)

Foto

Sanderson Moura nasceu em Tarauacá (AC) em 1976. É formado em história, direito e filosofia. É escritor, professor, historiador e advogado criminalista. Participou de movimentos estudantis e sindicais. Também foi fundador da Associação dos Advogados Criminalistas do Acre e é membro da Academia Acreana de Letras.  

1o suplente:
AUGUSTO MAIA (PSOL)

2o suplente:
PEDRO TELES (PSOL)

 

Conheça os candidatos ao Senado de todas as UFs

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Acre #eleições2022 Senado