Iluminação verde do Congresso reforça prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Da Comunicação Interna | 27/07/2022, 11h04

O Congresso Nacional está iluminado de verde, desde domingo (24) até esta quarta (27), quando é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. A iluminação foi requisitada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) como parte das ações da campanha Julho Verde. A iniciativa chama a atenção da população para as ações preventivas à manifestação ou evolução de tumores na região acima do pescoço.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que esse é o quinto tipo de câncer mais incidente no Brasil e pode levar a óbito. Os tumores podem atingir a cavidade oral, afetando lábios, língua e boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, glândulas salivares, ossos da face, tireoide e pele. O câncer de boca é o mais frequente entre os homens e, nas mulheres, é o de tireoide.

Prevenção

O instituto alerta que o tabagismo (fumo) e o etilismo (álcool) aumentam em mais de 30 vezes a chance de ter câncer na cavidade oral. Por isso, a recomendação é de evitar esses hábitos e manter uma alimentação saudável. Visitas regulares ao dentista possibilitam um diagnóstico precoce. Além disso, recomenda-se o uso de protetor solar nos lábios e relações sexuais com preservativos, a fim de evitar as infecções por HPV.

Segundo o Inca, em média, 76% dos casos atuais são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade. No entanto, se diagnosticado no início, aumentam as chances de cura. Para fortalecer a campanha a favor da prevenção, em abril deste ano foi sancionada a Lei 14.328, que institui o mês de julho como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Iluminação Senado Senador Nelsinho Trad