Toma posse Ogari Pacheco, segundo suplente de Eduardo Gomes

Da Agência Senado | 18/07/2022, 14h08 - ATUALIZADO EM 18/07/2022, 15h35

Tomou posse nesta segunda-feira (18), como senador da República, Ogari de Castro Pacheco (União-TO). Segundo suplente, ele ocupa a cadeira devido à licença de 121 dias do senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Ogari de Castro Pacheco é médico, pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP). É fundador do laboratório Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., do qual é diretor-presidente. A empresa possui 124 patentes nacionais e internacionais e é um dos principais fornecedores de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ogari foi presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) e da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina). A suplência do senador Eduardo Gomes foi sua primeira incursão oficial na política.

Líder do governo no Congresso Nacional, Eduardo Gomes permanece na função mesmo licenciado e só será substituído se houver decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, por meio de ofício ao Senado. 

Nesse período, os vice-líderes respondem pela função. Fazem parte da lista, entre outros parlamentares, os senadores Jorginho Mello (PL-SC), Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Soraya Thronicke (União-MS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)