Esteio recebe título de Capital Nacional da Solidariedade

Da Agência Senado | 06/07/2022, 21h11

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei (PL) 4.488/2019, que confere ao município de Esteio, no Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional da Solidariedade. A matéria agora segue para sanção presidencial.

A matéria, de autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), tem como objetivo reconhecer a solidariedade como principal característica do povo esteense, potencializada em momentos de maiores dificuldades, como enxurradas e tempestades que resultaram em prejuízos aos seus habitantes.

Para Jerônimo, a homenagem contribuirá para que a cultura da cidade seja reconhecida. “É importante para a autoestima de sua população e para o desenvolvimento da cidade”, justificou.

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) foi relator da matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O parlamentar votou pela aprovação da proposta e ratificou o posicionamento da Câmara Municipal de Esteio, que se manifestou por ofício.

— Tenho muito orgulho em relatar esse projeto do meu conterrâneo. Esteio tem sido uma cidade muito solidária, receptiva com, por exemplo, aqueles que sofreram com enchentes, refugiados do Haiti, país vítima de uma destruição muito grande. Acho muito justo que se atribua a denominação de capital nacional da solidariedade — defendeu Lasier.

Por Vinícius Vicente, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)