Dra. Eudócia pede ajuda ao Executivo para socorrer vítimas das enchentes em Alagoas

Da Rádio Senado | 06/07/2022, 22h34

A senadora dra. Eudócia (PSB-AL) comentou, em pronunciamento nesta quarta-feira (6), a difícil situação enfrentada nas últimas semanas pelos estados de Alagoas e Pernambuco devido ao excesso de chuvas que atingem a região e que têm causado “graves problemas” à população local. Ela ressaltou que as enchentes em Alagoas já desalojaram mais de 54 mil pessoas e deixaram outras 12 mil desabrigadas.

De acordo com a senadora, os danos são incontáveis, pois, cerca de 15 municípios alagoanos ficaram sem energia por causa das danificações na rede elétrica, além do comprometimento do sistema de abastecimento de água potável, também prejudicado pela elevação dos rios, o que afetou os reservatórios e a captação de águas superficiais, que são tratadas e distribuídas à população.

A senadora destacou, ainda, que as chuvas também afetaram os estudantes, que tiveram as aulas suspensas por tempo indeterminado. As chuvas também provocaram a paralisação dos transportes públicos, principalmente dos trens e a interdição de alguns trechos rodoviários federais e estaduais que cortam o estado. Enfatizou os enormes prejuízos dos empresários, dos produtores rurais e dos agricultores familiares, que perderam suas produções. Os danos, de acordo com ela, prejudicaram áreas importantes do estado, como a saúde, a educação, a economia e a infraestrutura.

— Diante dessa catástrofe, permito-me parabenizar o prefeito de Maceió, JHC, pela prontidão e rápida mobilização de toda a equipe da prefeitura, para proteger as famílias durante as chuvas e amenizar os danos causados. Destaco, especialmente, o trabalho realizado pela Defesa Civil Municipal, na pessoa do coordenador, Abelardo Nobre, e toda a sua equipe. Além de todas as medidas de socorro, a prefeitura também criou o auxílio emergencial no valor de até três mil reais para as famílias maceioenses vítimas das enchentes, ajudando substancialmente a vida dessas pessoas — declarou.

Pleitos

A senadora disse ter atuado junto ao poder público, pleiteando ajuda para socorrer a população e recuperar o estado. Ela disse que solicitou aos bancos públicos e ao governo federal ajuda para garantir recursos que amenizem os prejuízos das pessoas atingidas pelas chuvas, além da suspensão das parcelas do financiamento habitacional para as pessoas das regiões atingidas.

— Estive no Palácio do Planalto e solicitei ao governo federal urgência em editar portarias do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconhecendo a situação de emergência dos municípios, pois este é um pré-requisito para a liberação do FGTS. Pedi também, ao governo federal, o envio de recursos para o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)