Zenaide Maia critica recursos orçamentários para bancos e cortes em setores essenciais

Da Agência Senado | 29/06/2022, 21h45

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o valor destinado ao pagamento de despesas financeiras e os cortes de verbas nos setores da educação e saúde na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

— Os bancos acham pouco praticarem juros de até 400% nos cheques especiais e nos cartões de crédito, fazendo uma verdadeira extorsão das famílias brasileiras, mesmo num momento desses, e ninguém questiona esse pagamento de despesas financeiras que leva mais de 40% do orçamento deste país.

A senadora lamentou que a maioria dos recursos sejam destinados às despesas financeiras, para o pagamento de juros de uma dívida pública que, segundo ela, nunca foi auditada. Zenaide ressaltou ainda que parlamentares ficam “mendigando” por mais emendas, para que os setores essenciais, como a educação, saúde, segurança pública e assistência social tenham os investimentos adequados.

Na opinião da parlamentar, está na hora “de quem leva mais de 40% do orçamento deste país sentar com o Congresso Nacional para discutir". Ela também ressaltou que os estados brasileiros ficam sem nada para investir em infraestrutura para gerar emprego e melhorar a renda da população brasileira.

— Quem mais leva o dinheiro do orçamento deste país não se senta nem à mesa para negociar. Pense num privilégio que é ser banqueiro no Brasil! Faz uma extorsão do povo brasileiro, cobrando esses juros vergonhosos — criticou Zenaide.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)