Pacheco relata viagem a Portugal para evento do bicentenário da Independência

Da Rádio Senado | 29/06/2022, 17h40

Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, relatou viagem oficial que fez a Portugal. Ele participou de evento em Lisboa para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o governo português.

Ao destacar que foram debatidas no evento as perspectivas da relação entre os dois países, ele afirmou que Brasil e Portugal desenvolveram ao longo de mais de 500 anos ligações históricas fortes, marcadas por conflitos e divergências, mas também por identidade de causas, como é o caso, mais recentemente, da opção pela democracia nas décadas de 1970, em Portugal, e de 1980, no Brasil.

— Então, [há] muitas identidades entre Brasil e Portugal ao longo desses mais de 500 anos. E o bicentenário da Independência também é muito valorizado pelos portugueses, que têm um grande respeito e uma grande estima pelo Brasil e pelos brasileiros. Nesse evento, ocorrido lá [em Lisboa], na sexta-feira [24], o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, fez o fechamento de uma forma muito carinhosa e respeitosa, recebendo a presidência do Senado [brasileiro] em Portugal — ressaltou Pacheco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)