Comissão segue a ouvir especialistas em inteligência artificial a partir de 9h

Da Agência Senado | 03/06/2022, 10h24 - ATUALIZADO EM 10/06/2022, 08h00

A comissão de juristas encarregada de elaborar proposta de regulamentação da inteligência artificial no Brasil segue a ouvir especialistas sobre a interface entre o Direito e os programas que tomam decisões baseados em IA. Nesta sexta-feira (10), a partir das 9h, haverá a segunda parte do seminário internacional iniciado nesta quinta-feira. Os temas são "Proteção de dados", "Sistemas de responsabilização", "Regulação da I.A." e "Mercados e expertise". 

Em formato de seminário, a audiência terá convidados de universidades internacionais, autoridades de movimentos e fundações estudantis.

A audiência será dividida em quatro painéis:

  • De 9h a 10h30 - "Proteção de Dados e regulação de I.A.",  com moderação de Danilo Doneda e Miriam Wimmer;
  • De 10h30 a 12h - Técnicas regulatórias e abordagem baseada em risco, com Estela Aranha e Bruno Bioni;
  • De 14h a 15h30 - "Mercados e expertise: perspectivas setoriais em I.A.", com Ana Frazão e Thiago Sombra; e
  • De 15h30 a 17h - "Sistemas de responsabilização", com Victor Marcel e Filipe Medon.

Formada por 18 juristas juristas, a comissão foi instituída em 30 de março. A previsão é que o grupo analise três projetos de lei sobre o assunto: o PL 5.051/2019, do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN); o PL 872/2021, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); e o PL 21/2020, do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE).

O presidente do colegiado é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva. A relatora é a jurista Laura Schertel Ferreira Mendes. O relator das propostas elaboradas pelos juristas será o senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)