Paim pede derrubada de veto à quebra de patentes de vacinas contra a covid-19

Da Rádio Senado | 16/03/2022, 19h34

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu, em pronunciamento nesta quarta-feira (16), que na sessão do Congresso Nacional desta quinta-feira (17) seja derrubado o veto (Nº 48) do Presidente da República à quebra de patentes de vacinas e medicamentos para combater a covid-19. 

Paim lembrou que no Brasil já ocorreram mais de 656 mil mortes devido à pandemia e que, apesar da vacinação, o País deve ficar atento, pois novas variantes continuam surgindo. Para ele, a solução que garantirá que a maioria da população mundial seja vacinada é a quebra de patentes, como aliás é pedido por uma nota da Internacional de Serviços Públicos, assinada por 41 entidades. 

— Teremos vacinas produzidas em grandes quantidades, com preços bem menores. Poderemos também ajudar países pobres que estão em dificuldades. Estaremos, efetivamente, democratizando a vacinação — disse. 

O senador gaúcho citou exemplos de países que quase não vacinaram ainda. É o caso de Serra Leoa, na África, que vacinou apenas 12% da sua população e onde ninguém recebeu a segunda dose, o que torna evidente a necessidade de um maior apoio internacional. 

Paim também pediu a derrubada de outro veto presidencial (Nº 33), que prejudica as pessoas que possuem lúpus ou epilepsia. Segundo ele, se o veto for derrubado, mais de cinco milhões de pessoas serão beneficiadas. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)