CDR debaterá planejamento urbano na gestão e prevenção de desastres

Da Agência Senado | 11/03/2022, 15h59

O papel do planejamento urbano na gestão de riscos e na prevenção de desastres é o tema da primeira mesa do ciclo de debates da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). A reunião será realizada nesta segunda-feira (14) e está prevista para começar às 18h, de forma semipresencial. 

A audiência pública dará continuidade ao ciclo de debates iniciado pelo colegiado em 2021. Logo no início do ano, o Brasil sofreu com as enchentes que atingiram o sul da Bahia, Minas Gerais e o município de Petrópolis (RJ), que deixaram milhares de pessoas feridas e desabrigadas. Só em Petrópolis, segundo o último levantamento da Polícia Civil, as enchentes fizeram 232 vitimas fatais. 

Convidados

Foram convidados a participar do debate: Alexandre Lucas Alves, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR); Rafael Pavan dos Passos; vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, presidente da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO); Gil Kempers, secretário municipal de Defesa Civil de Petrópolis (RJ) e um representante da ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).

Ana Paula Marques com supervisão de Patrícia Oliveira

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)