Paim fala sobre Dia Mundial do Rim e prevenção da saúde renal

Da Rádio Senado | 10/03/2022, 14h28

Em pronunciamento nesta quinta-feira (10), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o Dia Mundial do Rim, celebrado em 10 de março. A data foi criada pela Sociedade Internacional de Nefrologia e tem por objetivo promover uma campanha mundial pela saúde renal.

— Manter uma alimentação saudável, a hidratação adequada, são hábitos que devemos manter para o bom funcionamento dos rins. A doença renal não apresenta sinais ou sintomas, quando eles ocorrem a doença já está em estágio avançado e perigoso. Daí a importância da palavra “prevenção” — afirmou.

Paim ressaltou que alguns fatores de risco para desenvolver uma doença renal são o excesso de peso, hábito de fumar, hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar. De acordo com a média mundial, uma em cada dez pessoas possui a doença.

— A estimativa é de que em 2040 a doença renal crônica possa ser a quinta maior causa de morte no mundo. Por isso é preciso frear esse avanço. É fundamental a prevenção de doenças e daí a importância de levar uma vida saudável.

Paim afirmou ainda que o Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), a realização de uma sessão especial para lembrar o Dia Mundial do Rim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)