Senado arrecada 35 toneladas de doações para Petrópolis

Da Agência Senado | 23/02/2022, 18h01

A campanha SOS Rio, promovida pelo grupo de voluntários do Senado, Liga do Bem, arrecadou cerca de 35 toneladas de doações destinadas às famílias afetadas pelo temporal em Petrópolis (RJ).  A carreta disponibilizada por voluntários da Liga saiu de Brasília, nesta quinta-feira (24), com roupas, alimentos não-perecíveis e outros itens de primeira necessidade. No momento da saída o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, acompanhado pelo frei Rogério Soares, ofereceu sua bênção ao comboio humanitário.

A campanha, iniciada na última quinta (17), arrecadou alimentos não-perecíveis e de consumo imediato, bebidas em embalagem longa-vida e biscoitos, roupas higienizadas, roupas íntimas, materiais de higiene pessoal e água. 

Esses donativos irão percorrer cerca de 1,1 mil quilômetros até o estado do Rio de Janeiro, na cidade acometida pela tragédia há oito dias, que desabrigou 967 pessoas e matou 198 moradores do município, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). 

A coordenadora da Liga do Bem, Patrícia Seixas, afirmou que o carregamento das doações chegará ao destino final na sexta-feira (25,) por volta das 14h, e agradeceu a quem contribuiu com a ação. 

— De pouquinho em pouquinho conseguimos arrecadar 35 toneladas de doações para quem precisa. É um trabalho de ligação, onde a gente vê a importância do ser humano e vê que a união realmente faz a força. Essas doações serão entregues em Petrópolis no Museu do Artesanato e de lá vão para o Centro de Direitos Humanos para ser distribuído à comunidade que tanto precisa.

O Presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) destacou a importância de direcionar ajuda para Petrópolis “nesse momento tão triste que a cidade está vivendo”.

— Cumprimento todos os envolvidos, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, por essa arrecadação de número muito considerável de doações que foram feitas pelo Senado e que irão ajudar a população mais atingida por essa tragédia. É muito importante que todos nós tenhamos solidariedade nesse momento — afirmou. 

Ilana Trombka, diretora-geral do Senado, relembrou ações anteriormente realizadas pelo grupo  Liga do Bem e também destacou os voluntários que se propuseram a dirigir até o Rio de Janeiro para levar as doações. 

— São colegas que estão tirando férias, que estão tirando do seu próprio banco de horas, tempo para dirigir de Brasília até Petrópolis e entregar as doações. É uma união do bem que toda vez que se propõe a fazer algo, ultrapassamos barreiras e agora estamos ultrapassando as barreiras inclusive do Distrito Federal — afirmou.

A campanha também foi elogiada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) que ressaltou as ações do Senado destinadas a ajudar o município.

— O Senado está fazendo sua parte com relação a tragédia de Petrópolis, por meio da Liga do Bem, doações serão feitas às famílias que foram atingidas por esse desastre. Além das toneladas de doações, foi constituída a Comissão Temporária destinada a acompanhar a situação em Petrópolis, com senadores do Rio de Janeiro e de vários outros estados — destacou. 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ajuda para os moradores de Petrópolis e parabenizou as autoridades municipais, estaduais e federais por condutas realizadas para amenizar o sofrimento da população da cidade.

— É um sofrimento muito grande que essas famílias estão passando, em uma região de geografia complicada. Mas faremos o que estiver ao alcance do governo federal e do Senado Federal. Com certeza toda ajuda é muito bem vinda — afirmou.

O senador Romário (PL-RJ) também manifestou profundo agradecimento à solidariedade à Liga do Bem.
— Essas doações são um alento para as pessoas que perderam, além dos seus bens materiais, perderam famílias inteiras. Essas doações irão ajudar na difícil reconstrução da vida.

Por Ana Paula Marques, com supervisão de Patrícia Oliveira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)