Paim pede mais investimentos em ciência e tecnologia para ampliar inclusão social

Da Rádio Senado | 22/02/2022, 19h35

O senador Paulo Paim (PT-RS) cumprimentou o Senado e o Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCas) pela iniciativa da aquisição de óculos especiais, com sensores, que vai facilitar a inclusão de colaboradores cegos. Segundo Paim, o aparelho permitirá a essas pessoas ler e fazer reconhecimento facial por meio de comandos táteis e de voz.

O senador esclareceu, ainda, em pronunciamento, nessa terça-feira (22), que a tecnologia possibilitará às pessoas cegas ou de baixa visão acessar qualquer tipo de informação escrita. Em sua opinião, o uso de tecnologias para a melhoria da qualidade de vida de pessoas é algo muito importante, e essa, em especial, fará com que pessoas cegas possam "ver e ouvir", assim como fará com que se sintam integradas ao mundo. 

— O Brasil precisa investir cada vez mais em ciência e tecnologia para possibilitar que dispositivos como esses cheguem a todos os que precisam. Isto é igualdade de oportunidade; isto é, respeito à diversidade e às diferenças; isto leva à inclusão social de fato, de verdade. Isto é política humanitária. Que sirva de exemplo esse gesto do Senado a outros poderes e à própria iniciativa privada — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)