Agemar de Mendonça Sanctos é aprovado para assumir embaixada do Brasil em Belize

Da Agência Senado | 15/12/2021, 22h00

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), o nome do diplomata Agemar de Mendonça Sanctos para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Belize, no Caribe. A indicação do presidente da República (MSF 61/2021) foi relatada pela senadora Soraya Thronicke (PSL–MS). Foram 40 votos a favor, 1 voto contrário e 1 abstenção.

Agemar Sanctos é graduado no Curso de Preparação à Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco, onde também fez o Curso de Aperfeiçoamento Diplomático e o Curso de Altos Estudos.

Ingressou no Itamaraty em 1978. Trabalhou nas embaixadas brasileiras em Bonn (Alemanha), Lima (Peru), Quito (Equador) e Kuaite. Também foi dos Consulados-Gerais em Nova York e Boston, além de atuar no Escritório de Representação em Ramala (Cisjordânia) e no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Foi embaixador em Malabo (Guiné Equatorial) e em Ierevan (Armênia).

Foi condecorado com as Ordens do Rio Branco e do Mérito Naval, no Brasil, e a Ordem Nacional do Mérito no Equador.

Quando foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores (CRE), no dia 30 de novembro, o diplomata afirmou que vai centrar seus esforços para exportar tecnologia agrícola brasileira, em especial na área de exploração da cana-de-açúcar. De acordo com o diplomata, os métodos utilizados nas usinas de açúcar do país da América Central são antigos.

Além da promoção do agronegócio, Sanctos enxerga potencial para ampliar as relações nas áreas de cooperação ambiental e defesa. Ele apontou que, apesar de pequeno, o comércio com Belize tem seguido uma curva de crescimento desde 2001, com aumento médio de 8,5% ao ano (exceto no período da pandemia)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)