Rodrigo Pacheco destaca honraria concedida a Randolfe Rodrigues pelo governo da França

Da Agência Senado | 08/12/2021, 18h48

No início da sessão ordinária desta quarta-feira (8), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a homenagem concedida pelo governo francês ao líder da oposição, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), agraciado com a Legião de Honra. A honraria foi criada em 1802 por Napoleão Bonaparte e homenageia militares e civis que prestam relevantes serviços à França ou às causas que esse país defende.

A distinção foi entregue a Randolfe Rodrigues na última segunda (6) pela embaixadora francesa no Brasil, Brigitte Collet, em cerimônia que contou com participação de Rodrigo Pacheco, que representou os demais senadores.

— Foi uma belíssima e honrosa homenagem feita a um dos senadores da República, a quem parabenizo — afirmou.

No caso de Randolfe, a honraria se deve ao seu compromisso com a cooperação entre Brasil e França, particularmente na fronteira localizada entre o município de Oiapoque, no Amapá, e o de Saint-Georges, na Guiana Francesa. Ele também foi reconhecido pelo seu trabalho no combate à pandemia da covid-19; por sua atuação em relação à educação; e pela defesa do meio ambiente e do Acordo de Paris — tratado de 2015, firmado entre os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de emissões de gases do efeito estufa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)