CRE vai sabatinar mais dez indicados para embaixadas na terça

Da Agência Senado | 26/11/2021, 11h36 - ATUALIZADO EM 30/11/2021, 08h31

Depois de aprovar na quinta-feira (25) 11 indicados para embaixadas e órgãos internacionais, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) volta a se reunir na terça-feira (30), a partir das 8h30, para sabatinar dez diplomatas. 

Entre os nomes que aguardam avaliação da CRE, está o do ministro de primeira classe Pedro Miguel da Costa e Silva, indicado para chefiar a missão brasileira junto à União Europeia, que tem sede em Bruxelas, Bélgica. 

Costa e Silva já serviu como chefe de chancelaria em Madri (Espanha) e Ottawa (Canadá). Atualmente ocupa o cargo de secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Ministério de Relações Exteriores. A indicação (MSF 49/21) é relatada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

Também está na lista a diplomata Márcia Donner Abreu, indicada para exercer o cargo de embaixadora do Brasil na Coreia do Sul. Entre outros cargos, Márcia Abreu foi delegada permanente adjunta do Brasil na Unesco; representante permanente adjunta do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) e embaixadora no Cazaquistão, Turcomenistão e Quirguistão entre julho e dezembro de 2018. Desde 2020, é secretária de Ásia, Pacífico e Rússia do Itamaraty.

Se aprovadas, as indicações seguem para decisão do Plenário. 

MSF 48 João Mendes Pereira - Bélgica
MSF 49 Pedro Miguel da Costa e Silva - União Europeia
MSF 50 Luís Antonio Balduino Carneiro - Finlândia
MSF 59 Nelson Antonio Tabajara de Oliveira - Áustria
MSF 61 Agemar de Mendonça Sanctos - Belize
MSF 69 José Antônio Marcondes de Carvalho - Paraguai
MSF 74 Haroldo de Macedo Ribeiro - Polônia
MSF 75 José Mauro da Fonseca Costa Couto - Sérvia
MSF 77 Márcia Donner Abreu - Coreia do Sul
MSF 78 Sônia Regina Guimarães Gomes - República Tcheca

 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)