Zenaide critica lucros excessivos dos bancos enquanto brasileiros passam fome

Da Rádio Senado | 04/11/2021, 20h00

Em pronunciamento, nesta quinta-feira (4), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) destacou a divulgação, pelo Banco Central, dos lucros bancários. no valor de R$ 62 bilhões, no primeiro semestre de 2021. Para a senadora, enquanto o sistema financeiro tem lucros exorbitantes, muitos brasileiros estão passando por necessidades básicas.

Zenaide ressaltou que o Senado precisa de ações que possam defender as mais de 20 milhões de pessoas que atualmente estão passando fome, principalmente crianças, além de outros 100 milhões de brasileiros que só dispõem de duas alimentações diárias. Em sua opinião, esta situação mostra e comprova que o País atravessa um processo de desigualdade social, e se está criando um verdadeiro abismo social.

— Eu lhes digo: a gente, que é adulto, que é mãe, suporta a fome, mas a do seu filho, não! Esse povo não tem o que comer hoje no jantar e, provavelmente, amanhã de manhã também não. Então, chamo a atenção, porque esse distanciamento está se tornando um apartheid. Mais da metade do povo brasileiro está em insegurança alimentar, e os bancos estão extorquindo o povo brasileiro. É uma extorsão o que acontece! — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)