CRA vai debater risco de falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022

Da Agência Senado | 15/10/2021, 18h23

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) tem reunião semipresencial, na quinta-feira (21), às 8h, para debater o risco de falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022. A proposta foi do senador Zequinha Marinho (PSC-PA).

“A ameaça de falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022 é motivo de preocupação. Nos últimos meses, surgiram informações de sojicultores sobre atrasos na entrega – e o que é mais preocupante – do cancelamento de contratos e de pedidos de compra de fertilizantes e defensivos, entre eles do herbicida glifosato, um dos mais utilizados no planeta”, afirma o senador.

Para Zequinha, a falta desses produtos pode comprometer a produção rural, reduzindo volume e qualidade da safra de grãos, principalmente soja e milho, impactando toda a cadeia produtiva e aumentando a inflação dos alimentos.

“Sem fertilizantes e defensivos, as lavouras perdem produtividade, que é vital para a garantia da renda dos produtores e da sustentabilidade social e ambiental, pois representa produzir mais alimentos com menor utilização de recursos e de área de plantio”, argumenta Zequinha.

Foram convidados para o debate Sérgio de Zen, diretor-executivo de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e Antonio Galvan, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja).

Também devem participar representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério de Minas e Energia.

O presidente da CRA é o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.</p

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)