Esperidião Amin solicita debate sobre centralização da apuração de votos

Da Rádio Senado | 31/08/2021, 19h39

Em pronunciamento nesta terça-feira (31), o senador Esperidião Amin (PP-SC) pediu apoio aos demais senadores para a realização de uma sessão de debate temático sobre a centralização da apuração de votos. Para ele, o assunto é da “maior importância”, pois, na eleição do ano passado, constatou-se muita demora nesse processo no primeiro turno.

Esperidião Amin ressaltou que essa centralização foi uma decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), quando ela presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na opinião dele, a decisão da magistrada foi “controversa". O senador argumenta que o “Código Eleitoral manda que se respeite o princípio federativo”, e isso, segundo ele, não aconteceu.

O senador disse que recebeu informações de dois presidentes de tribunais regionais eleitorais (TREs) de encaminhamentos para centralização de apuração de votos no ano que vem.

— Então eu requeiro, e peço a assinatura dos que concordarem, não para ser contra ou a favor, mas para discutir sobre centralizar a apuração. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, declarou que a centralização fora recomendada por um relatório da Polícia Federal. Eu não conheço esse relatório, mas conheço um pouquinho de tecnologia da informação e comunicação. A maior vulnerabilidade não está na urna; está na transmissão de dados. É aí que pode haver várias formas de hackeamento. Então, causa-me perplexidade que a Polícia Federal tenha feito essa recomendação — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)