No Dia Nacional do Ciclista, Leila Barros pede respeito e segurança no trânsito

Da Rádio Senado | 19/08/2021, 19h41

Ao lembrar, em pronunciamento, que nesta quinta-feira (19) se comemora o Dia Nacional do Ciclista, a senadora Leila Barros (Cidadania-DF) afirmou que a data serve para que a sociedade reflita sobre o comportamento das pessoas no trânsito, para garantir a segurança de quem usa a bicicleta como meio de transporte, para diversão ou para a prática desportiva.

Ela lembrou que a data foi instituída pela Lei 13.508/2017, a partir de uma tragédia, ocorrida em 19 de agosto de 2006. Naquele dia, o ciclista Pedro Davison foi atropelado e morto por um motorista embriagado, enquanto pedalava pelas ruas de Brasília.

Por isso, Leila Barros afirmou que é preciso continuar trabalhando para reduzir o que ela chamou de mistura fatal entre álcool e direção e para punir com mais rigor quem tira a vida de alguém por dirigir bêbado.

— Pedalar é promover saúde, é reduzir poluição, é demonstrar respeito e amor pelo meio ambiente, é ampliar a qualidade de vida das pessoas. É reduzir o barulho, o trânsito e o stress na vida das pessoas. Também é refletir sobre respeitar o próximo, respeitar o ciclista e o seu espaço nas cidades. Respeitar os pedestres, os motociclistas, respeitar a todos que compartilham as ruas. Respeitar a todos que vivem nas cidades, disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)