Senado homenageia equipe responsável por testes da CoronaVac no DF

Da Agência Senado | 23/04/2021, 19h54

O Senado vai realizar, na próxima segunda-feira (26), a partir das 16h30, sessão remota especial para homenagear a equipe do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília. O motivo da homenagem é o fato de o centro de pesquisa ter sido responsável pelos testes da vacina CoronaVac, da farmacêutica Sinovac Biotech, no Distrito Federal.

O requerimento para a sessão foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e subscrito pelos senadores Lasier Martins (Podemos-RS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Elmano Férrer (PP-PI), Confúcio Moura (MDB-RO) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO). De acordo com Izalci, a equipe foi formada para atuar nos testes da vacina e hoje é composta por 47 profissionais, entre médicos farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, assistentes e auxiliares de pesquisa.

“Eles passaram por treinamentos para cumprir o desafio de conseguir 852 voluntários no menor espaço de tempo possível. A meta foi ultrapassada e o estudo já conta com 946 participantes, contribuindo para que o Hospital Universitário de Brasília e o Distrito Federal ganhem destaque no cenário da pesquisa clinica nacional e internacional”, afirmou Izalci em seu requerimento.

Foram convidados para a homenagem a reitora da UnB, Márcia Abrahão; a gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Lane Mendonça da Silva; o diretor médico de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios; o diretor da Faculdade de Medicina da UnB e coordenador do estudo no Distrito Federal, Gustavo Adolfo Sierra Romero; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Oswaldo de Jesus Ferreira; e a coordenadora de estudo no HUB, Isabela Roberta Chaves Nunes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)