Senado cria frente parlamentar de apoio ao Consórcio Brasil Central

Da Redação | 11/03/2021, 19h42

Em sessão remota realizada nesta quinta-feira (11), o Plenário do Senado aprovou a criação da Frente Parlamentar em Apoio ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

O projeto de resolução que criou essa frente é o PRS 8/2021, de autoria da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). Ela ressaltou que o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central é uma associação formada por sete unidades da federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Maranhão.

Criado em 2015, esse consórcio tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das unidades da federação que o compõem por meio de ações integradas. Essas ações estruturam-se nas áreas de desenvolvimento econômico, infraestrutura e logística, ambiente de negócios, articulação institucional e gestão pública. Soraya destacou que o consórcio frequentemente precisa da ação do Poder Legislativo — o que justificaria a criação da nova frente parlamentar.

— [A frente] É uma iniciativa de caráter suprapartidário por meio da qual o Senado poderá contar com a necessária articulação para apoiar o consórcio e, desse modo, o desenvolvimento das unidades da federação que o integram e do país como um todo. A união faz a força para essa região — declarou a senadora.

Em seu relatório sobre a matéria, favorável à iniciativa, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que frentes parlamentares traduzem a atuação unificada de grupos de membros do Poder Legislativo a partir de interesses comuns. Ele ainda destacou que essa frente poderá contribuir para uma atuação mais efetiva do consórcio e, consequentemente, para o desenvolvimento das unidades da federação que o compõem.

— Trata-se de uma iniciativa que se agrega a um esforço, inclusive no âmbito do Parlamento, para promover o desenvolvimento econômico e social de um conjunto de unidades da federação que têm assumido um papel cada vez mais relevante no cenário nacional — afirmou Izalci.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)