Senado fará homenagem à equipe de Brasília que realizou testes com a Coronavac

Da Redação | 10/03/2021, 21h18

O Senado fará sessão especial para homenagear a equipe do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário de Brasília (HUB, vinculado à Universidade de Brasília). Requerimento com esse fim foi aprovado nesta quarta-feira (10) durante sessão deliberativa remota. Ainda não há data marcada para a homenagem.

O requerimento é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e foi subscrito pelos senadores Lasier Martins (Podemos-RS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Elmano Férrer (PP-PI), Confúcio Moura (MDB-RO) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO). O motivo da homenagem é o fato de o centro de pesquisa ter sido responsável pelos testes da vacina CoronaVac, da farmacêutica Sinovac Biotech, no Distrito federal.

De acordo com Izalci, a equipe foi formada para atuar nos testes da vacina e hoje é composta por 47 profissionais, entre médicos farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, assistentes e auxiliares de pesquisa.

“Eles passaram por treinamentos para cumprir o desafio de conseguir 852 voluntários no menor espaço de tempo possível. A meta foi ultrapassada e o estudo já conta com 946 participantes, contribuindo para que o Hospital Universitário de Brasília e o Distrito Federal ganhem destaque no cenário da pesquisa clinica nacional e internacional”, afirmou Izalci em seu requerimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)