Paim celebra ratificação da Convenção Interamericana contra o Racismo

Da Rádio Senado | 25/02/2021, 16h01

Em pronunciamento nesta, quinta-feira (25), o senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a aprovação pelo Senado da ratificação da Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e a Intolerância. No ano passado, a Câmara dos Deputados já tinha ratificado este tratado internacional, que teve Paim como relator aqui no Senado.

O parlamentar destacou que a convenção prevê proteção contra a discriminação e a intolerância, baseadas em raça, cor, ascendência ou origem nacional ou étnica. O texto determina que os países devem eliminar, prevenir, proibir e punir todos os atos e manifestações de racismo.

Paim agradeceu a todos os que contribuíram para mais este avanço, com destaque para os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além de ex-ministros, políticos, diplomatas e militantes dos movimentos sociais.

— A caminhada contra o racismo estrutural no Brasil é muito longa. Vamos seguir em frente, fazendo sempre a boa luta, o bom combate, acreditando que é possível, sim, um país sem racismo, sem discriminação, sem qualquer tipo de ato de agressão aos movimentos, ao negro ou ao branco — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
20h24 Medidas contra a pandemia: O Senado aprovou projeto que reconhece o estado de emergência na saúde pública e restabelece os efeitos da Lei 13.979, de 2020, para enfrentar a pandemia de covid-19 (PL 1.315/2021). Texto segue para a Câmara.
19h05 Recursos da saúde: Senadores ampliaram o prazo para que estados, DF e municípios possam movimentar os recursos dos fundos de saúde provenientes de repasses do Ministério da Saúde (PLP 10/2021). Texto vai a sanção.
18h18 CPI da Covid: Líderes partidários devem indicar integrantes para a CPI da Covid. No total, vão compor a comissão 11 senadores titulares e 7 suplentes, com prazo de 90 dias de trabalho para a conclusão das investigações.
Ver todas ›