Plenário faz um minuto de silêncio por José Maranhão

Da Redação | 10/02/2021, 18h42

O Plenário do Senado fez um minuto de silêncio, nesta quarta-feira (10), em homenagem ao senador José Maranhão (MDB-PB), falecido na última segunda-feira (8), vítima de covid-19. Com 87 anos e longa trajetória política, José Maranhão foi o segundo senador a morrer em decorrência da doença: Arolde Oliveira, do Rio de Janeiro, também morreu de covid-19, que já vitimou quase 234 mil pessoas no país, em números oficiais. 

Ao prestar homenagem a José Maranhão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou que a Casa tem a obrigação de ajudar o Brasil a imunizar sua população. 

— Esta Casa tem como obrigação ajudar o Brasil a imunizar a sua população o mais urgentemente possível, até mesmo em homenagem à memória dos senadores Arolde de Oliveira e José Maranhão, mas também em respeito à memória de todos os brasileiros que padeceram e pereceram nesta pandemia, porque a gravidade da doença é real, e urge tomar medidas para viabilizar a distribuição da vacina de forma mais ampla e rápida ao nosso alcance — afirmou. 

Pacheco destacou a trajetória política de José Maranhão, relembrando que o senador foi o relator tanto do vigente Código Brasileiro de Aeronáutica, de 1986, quanto de sua recente revisão, pronta para ser votada em Plenário. 

— Esse interesse particular pela aviação não era em vão. José Maranhão era piloto de aeronaves, paixão que ele carregava no peito, juntamente com a política — mencionou.  

Vacinação

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB), a primeira-suplente de José Maranhão, disse que o parlamentar fará falta à Paraíba e ao Brasil. 

— É uma perda lamentável, porque foi, em toda a sua vida, um homem competente, trabalhador, íntegro e honesto. Eu haverei de continuar com o seu trabalho aqui, no Senado, representando o que ele sempre pregou: a igualdade, a democracia e a justiça — afirmou. 

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) também prestou homenagem a José Maranhão e cobrou mais celeridade na vacinação contra a covid-19, que deve ser acessível para todos.

— Ele escolheu ir para uma campanha, aos 86 anos de idade, defendeu seu candidato aqui, em João Pessoa, se expondo nesse momento de covid, porque era isso que fazia ele viver. Essa foi a escolha que ele fez. Nesse momento, que essa doença tem ceifado a vida de tantos brasileiros por ainda não termos vacina para todos, é mais um alerta para a necessidade da vacinação — afirmou. 

Carreira política

José Maranhão era o senador mais velho da atual legislatura, ele tinha 87 anos. Era presidente do MDB na Paraíba, e começou sua carreira política em 1955 como deputado estadual. Cumpria seu segundo mandato no Senado, tendo sido eleito em 2014. O parlamentar teve em sua carreira política mandatos como deputado estadual, deputado federal, vice-governador, tendo governado por três vezes o estado da Paraíba. O parlamentar também foi constituinte da Carta de 1988.

Ana Luísa Santos sob supervisão de Paola Lima

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)